Guia de Motéis: Redesign da Landing Page
Objetivo
Cliente
O Guia de Motéis GO é um aplicativo de reservas do Guia de Motéis. No aplicativo, os usuários podem aproveitar descontos de até 50%, parcelar a reserva ou pagar com pix. Com o aplicativo, os usuários podem fazer a reserva minutos antes de ir e encontram a suíte pronta esperando por eles ou também podem agendar para datas futuras.
Briefing
Criar uma landing page que valorize as principais vantagens e características do aplicativo, respeitando a linguagem da marca. Além dos principais ítens, é importante convidar os usuários para conhecer e baixar o aplicativo.
Requisitos técnicos
Ideia de Resolução
Para entregar o protótipo final em alguns dias, utilizei a metodologia Double Diamond. Apliquei as quatro fases principais: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.
1. Descobrir
Inseri na Matriz CSD (Dúvidas, Suposições e Certezas) as informações que eu já possuia tanto do brainstorm quando, das redes sociais do cliente e da análise do site e aplicativo.
- Falar sobre desconto de até 50%;
- Explicar que é um aplicativo de reserva do site Guia de Motéis e que pode reservar minutos antes de ir ou dias antes.;
- Falar que é possível ver em tempo real as suítes disponíveis dos moteis mais próximos, fazer sua reserva alguns minutos antes e quando chegar no motel, a suíte já vai estar prontinha esperando;
- Falar que é possível parcelar a reserva ou pagar no pix;
- Falar sobre descontos exclusivos no APP;
- Novidade no APP: Ganhe uma reserva grátis com “Go Fidelidade” acumulando 10 selinhos você pode trocar por uma reserva grátis “Acumule selinhos e troque por reservas grátis” E seu crédito poderá ser usado para reservas “ir agora” ou “outro dia”.;
- Convidar o usuário para baixar o APP;
- Tipos de hospedagem: pernoite para uma noite incrível, day-use para passar o dia e diárias: para ficar um ou mais dias;
- Usar o mapa com os valores para mostrar que é realmente muito fácil encontrar;
- Falar que é possível filtrar no APP informações importantes como decoração, experiência, café da manhã, hidro, piscina, ofurô, decoração erótica, decoração temática, garagem privativa, frigobar, internet, suítes com acessibilidade, sauna…;
- Você pode deixar o motel que você gostar salvo no aplicativo, para sempre saber onde ir;
- É possível deixar avaliação do motel e também ver avaliações de outras pessoas, tanto quanto elogios feitos pelos usuários como “conforto, limpeza, atendimento, custo-benefício, decoração, localização, gastronomia” quanto nota de a a 5 estrelas;
- Deixar entendido que é para maiores de 18 anos de idade.
- Sempre valorizando as principais vantagens e características do APP;
- Não tem interesse em ir a um motel agora mas quer ficar por dentro das promoções/descontos? Deixe o aplicativo instalado no seu celular, se houver um desconto, ele será aplicado diretamente no aplicativo;
- Não falar sobre o nome que vem na fatura, pois é um empecilho para muitas pessoas. No quesito levar o usuário a baixar o aplicativo, é a melhor solução;
- Deixar para falar as condições de pagamento como “Reserva de minutos antes só aceita pagamento no cartão de crédito” somente quando o aplicativo já estiver instalado porque se falar na landing page, é um empecilho para não baixar;
- Suponho que como o intuito é baixar e usar o APP, é melhor ocultar o fato de que no momento só pode ser reservado para duas pessoas;
- Suponho que como o intuito é baixar e usar o APP, é melhor ocultar o fato de que não é possível reservar para outra pessoa;
- Falar sobre o storie do instagram onde é possível ganhar uma reserva gratuita caso tire foto do motel onde está (que seja parceiro) e marque eles no instagram;
- A minha dúvida aqui é se é possível utilizar a reserva gratuita que ganhou acumulando pontos em qualquer suíte ou se tem algumas que devem ser escolhidas de acordo com as suítes que o usuário já utiliza?
Para o Desk Research (pesquisa de mesa), utilizei informações como:
Com esse estudo em mente, pude fazer uma melhor definição das personas e da jornada do usuário que podem ter interesse em acessar a landing page.
2. Definir
A jornada da Juliana foi criada pensando em alguém que está em busca de futuras oportunidades de agendamento.
- Idade: 23 anos;
- Sexo: Feminino;
- Escolaridade: Estudante;
- Quote: “Quero ir em um motel com meu namorado mas não sei onde encontrar um confiável, limpo e bem organizado”;
- Objetivo: Encontrar um motél com valor acessível, pois meu namorado e eu somos estudantes. Esse motel precisa ser limpo, organizado e confiável. Ajudaria se eu encontrasse um lugar onde eu possa ver comentários de outras pessoas sobre o local. Não preciso de um motél para agora, mas seria bom ir pesquisando para reservas futuras;
- Qual dispositivo a persona mais utiliza a internet? Celular;
- Como a persona prefere receber contato? Whatsapp, E-mail, APP.
- Idade: 25 anos;
- Sexo: Masculino;
- Escolaridade: Estudante;
- Quote: “Quero um motel para ir com minha namorada. Vou usar o cartão mesada que ganho dos meus pais, mas não gostaria que o nome do motél viesse na fatura. Preciso proteger nossa privacidade”;
- Objetivo: Encontrar um motél para ir com minha namorada, de preferência um que não venha com o nome na fatura. Se possível, encontrar algum que não seja muito caro, mas que seja limpo e organizado para o nosso conforto. Preciso de um motél para agora, daqui alguns minutos;
- Qual dispositivo a persona mais utiliza a internet? Celular, Computador;
- Como a persona prefere receber contato? Whatsapp, E-mail, APP.
A jornada do João foi criada pensando em alguém que busca motél para agendamento em alguns minutos.
- Passo 1: Abriu a landing page que a namorada enviou e se interessou pelo aplicativo;
- Passo 2: Leu sobre as informações da landing page e chamou sua atenção, tanto para encontrar reservas no momento quanto para fazer reservas futuras. Viu que é um aplicativo comprometido com a segurança, a organização e imagens de qualidade com motéis de qualidade. Resolveu baixar o aplicativo para testar;
- Passo 3: Seu celular é android, procurou a informação se existia aplicativo para android. Baixou o aplicativo e gostou do fato de poder ler avaliações de pessoas diferentes e também de juntar pontos para ganhar uma suíte grátis;
- Passo 4: Conversou com a namorada e decidiu reservar uma suíte próxima em alguns minutos;
3. Desenvolver
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