Correios Redesign da Home

Desafio

Briefing

Os Correios, uma das empresas mais tradicionais e reconhecidas do Brasil, têm sido amplamente criticados por problemas de usabilidade em seu site. Estudos recentes apontaram que o site dos Correios enfrenta sérios desafios em termos de navegação complexa, design não intuitivo, e uma experiência geral insatisfatória para os usuários.

Requisitos técnicos

Ideia de Resolução

Inserir linguagem simples e objetiva para melhorar a legibilidade e usabilidade do projeto, foi uma das principais características do redesign. Aplicar o conceito de espaçamento em branco para proporcionar respiro e focar em informações importantes, sessão por sessão, também foi uma decisão obtida através de observação e análise.

O Double Diamond foi a metologia ágil escolhida para organizar e guiar o processo por completo, separando etapas e proporcionando uma maior flexibilidade de interação entre elas. Segue algumas implementações importantes:

A Análise competitiva de acordo com as 10 heurísticas de Nielsen, comparando informações de concorrentes, permitiu entender e aplicar como base tudo o que os concorrentes já tem, e reforçar tudo o que os concorrentes não tem. Desse modo, os Correios estará sempre na frente.

1. Descobrir

No Down Detector também pude fazer algumas análises.

Uma das maiores soluções encontradas no desk research, foi a importancia de manter o site com informações relevantes e simplificadas.

Com essa pesquisa entendi que o alerta de golpe de SMS deveria ser mais explicado no site, deixar informações claras como quando aconteceu a catástrofe no Rio Grande do Sul, alguns usuários reclamaram de entrar no site e não encontrar se o Correio estava atuando ainda em alguns lugares.

Algumas ideias que obtive no Brainstorm anterior, foram descartadas com as pesquisas.

Certezas

Suposição

Dúvidas

Após as pesquisas, pude adicionar dados a Matriz CSD que idealizei no inicio, entender as suposições e inserir algumas dúvidas. Após adicionar mais informações, pude realizar a pesquisa de campo que mais tarde, retornei para adicionar os outros resultados a matriz e deixá-la completa.

2. Definir

Após estabelecer as personas e os mapas de empatia do projeto, suas principais características, dores e motivações, fiz uma análise competitiva de acordo com as 10 heurísticas de Nielsen entre seus concorrentes: Jadlog e Total Express.

Essa comparação me permite entender alguns pontos, como por exemplo:

3. Desenvolver

Decisão: No site statcounter, procurei as resoluções de telas mais utilizadas nos últimos 6 meses, entre fevereiro e julho de 2024, no Brasil.

Analisando os dados acima, decidi utilizar a resolução 1366x768 para telas em computador visto que é a mais utilizada recentemente por diversos usuários do Brasil e 360x640 nas telas de celular porque é uma das menores telas. Ter o layout da maior tela e a menor, facilita para o programador entender o que deve ser feito no meio, como um tablet, por exemplo.

Na primeira sessão do site, organizei melhor os ítens do menu. Na desk research, entendi que o site precisava ser mais simples, mas com conteúdo. Nesse caso, deixei um slider de botões na primeira sessão com botões das principais informações que o usuário precisa saber. Ao clicar no botão, ele é levado a página correspondente.

Na pesquisa de campo através do Google Forms, uma das respostas me chamou a atenção. Um dos usuários disse que seria interessante separar algumas informações por abas. Como o site tem alguns formulários importantes, achei interessante deixar eles separados e grande logo abaixo dos botões.

As abas permitem o usuário acessar vários formulários sem sair do lugar.

Durante as pesquisas, entendi que os alertas de golpe e outras informações que o Correio quer entregar ao cliente precisam ter destaque. Desse modo deixei um slide com essas informações e um link para acesso direto a página.

Reorganizei os “Nossos Planos” com um botão de chamada para a ação, induzindo o usuário a clicar e ver todos os planos.

Deixei a imagem de uma caixa 3D, voltara para o centro, para chamar a atenção do usuário e levá-lo a ler o título. A foto da pessoa apontando para o texto também pode levar o olhar do usuário. Sempre com um link de acesso a outra página com mais informações.

Separei as encomendas para dar destaque a foto da funcionária e explicar um pouco mais sobre cada uma. Ao clicar no botão, abre um pop up com novas informações.

No brainstorm, analisei o site para entender melhor o que precisaria adicionar. A informação de LGPD estava tão pequena e simples no rodapé, que cobria parte da informação. Não percebi que havia um chat da empresa e coloquei no brainstorm como uma melhoria significativa.

No dia 04/08, no momento do redesign, percebi que era o LGPD. Aceitei os termos e então vi que existia mais conteúdo embaixo. Para que esse problema não aconteça com outras pessoas, entendi que precisaria melhorar mais ainda a usabilidade dessa área.

Coloquei o popup de LGPD em cima de algumas informações de contato, mas sem esconder ela completamente. O usuário pode ver o título, isso pode fazer com que ele feche o popup, aceitando ou não, mas ele vai fechar e ver as outras informações. Dessa forma não esconde a assistente também.

O pop up de LGPD está configurado para aparecer no site após uns segundos de uso, como na imagem abaixo:

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Abaixo você encontra o projeto completo no figma.

Utilize o mouse para aumentar e/ou diminuir as telas do arquivo abaixo: